O Conselho Europeu da Indústria de Tintas, Tintas de Impressão e Cores de Artista (CEPE), em representação dos os interesses dos fabricantes de tintas, tintas de impressão e cores de artista na Europa publicou uma iniciativa de simplificação com o objetivo de reduzir a complexidade regulatória da UE e apoiar a competitividade industrial.
O CEPE, que representa um setor que emprega 100.000 pessoas, alerta que o aumento do peso regulamentar está a travar a inovação e o investimento:
“Regras excessivas e em constante mudança tornam mais difícil a competitividade da nossa indústria”, afirmou Christel Davidson, Diretora Geral do CEPE. “Apoiamos totalmente os altos padrões e objetivos políticos da Europa — mas para os alcançar, são necessárias legislações mais inteligentes e eficientes. A nossa proposta contribuirá de forma significativa para o compromisso da Comissão Europeia de reduzir em pelo menos 25% os encargos administrativos.”
As propostas do CEPE incluem apelos por processos mais simples, melhor uso das ferramentas digitais e uma abordagem mais proporcional e pragmática. Segundo o CEPE, estas mudanças promoveriam uma indústria europeia mais inovadora, ágil e sustentável, mantendo os mais elevados padrões de saúde e proteção ambiental. O documento de 19 pontos apresenta propostas detalhadas sobre legislação específica do setor, como o REACH e o CLP.
Leia mais aqui: https://aptintas.pt/wp-content/uploads/2025/05/2025.05.08_PR_simplification_FINAL.pdf
Receba todas as nossas notícias, através da subscrição da nossa newsletter.