Aptintas

Dados Indicativos do Setor

A Associação Portuguesa de Tintas (APT) é uma associação sem fins lucrativos e representa um mercado total de aproximadamente 500 milhões de euros. Tem como associados empresas fabricantes de tintas e importadores de tintas que representam cerca de 85% das vendas do mercado, e empresas fornecedoras de matérias-primas e equipamentos para a indústria de tintas.

Atualmente conta com 53 Associados, sendo 33 Sócios fabricantes e 20 Sócios distribuidores de matérias primas.

“Existem cerca de 100 empresas que fabricam tintas, vernizes, e outros produtos semelhantes em Portugal. É a região norte que concentra a maioria das empresas do sector.

Em 2019 eram pouco mais de 3.000 trabalhadores, com uma mão-de-obra média por empresa de 30 trabalhadores.

A maior parte do tecido empresarial é constituído por pequenas e médias empresas familiares, de modo que 63% das empresas tinham menos de 10 trabalhadores em 2019, enquanto apenas duas tinham mais de 250 trabalhadores.”

O valor de mercado aumentou em 2020, apesar da pandemia.

Situação Económica

PIB – de acordo com o INE, em 2022 o PIB aumentou 5,5% em volume. Isto deveu-se essencialmente ao expressivo aumento da procura interna, após esta ter sido significativamente negativa em 2020, verificando-se uma recuperação do consumo privado e do Investimento; e num contributo bastante menos negativo que no ano anterior da procura externa líquida, com crescimentos significativos das importações e das exportações de bens e de serviços.

Emprego – ainda segundo o INE, taxa desemprego taxa de desemprego foi de 6,0% e a taxa de subutilização do trabalho foi de 11,4%, tendo ambas diminuído em relação a 2021 (0,6 p.p. e 1,1 p.p., respetivamente).

Tal como já acontecera em 2021, o nosso mercado teve uma performance bem acima do patamar médio da atividade económica portuguesa.
De salientar que, quer o mercado da Construção Civil (20% +), quer o mercado Industrial (15% +), estão bem acima dos valores pré-pandémicos de 2019. Também a Exportação (5% +) excedeu os valores de 2019.

Em 2022 registou-se um ligeiro decréscimo em volume, comparativamente com 2021, tanto no mercado interno como na exportação, perfazendo o Mercado Total, no final do ano, um volume de cerca de 113 ML e um valor de 436M€.

Subscreva a Newsletter

Receba todas as nossas notícias, através da subscrição da nossa newsletter.