APFTV
 
 
 






 
 
 
 
notícias > Institucional
 

SEMINÁRIO: Revestimentos por Pintura para Fins Arquiteturais - A sua relevância no património edificado  _24.05.19

Seminário Organizado pela APT e LNEC

Decorreu no passado dia 14 de maio, nas instalações do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, o Seminário - Revestimentos por Pintura para Fins Arquiteturais - A sua relevância no património edificado -  organizado pelo LNEC e pela APT e que reuniu cerca de 40 participantes de áreas de gestão de projetos, arquitetura, construção civil, fabricantes de tintas e aplicadores.

 

No nosso parque habitacional existe uma grande diversidade de superfícies com diferentes características físicas e químicas, nomeadamente, paredes com rebocos de argamassas de cal e areia ou de cimento com aditivos vários, estuques tradicionais, sintéticos e de gesso projetados. Tais superfícies podem estar sujeitas às ações de diferentes agentes agressivos e a mecanismos de degradação também diferentes. As tintas, vernizes e produtos similares são usados nessas superfícies principalmente por motivos de decoração e de proteção do substrato, devendo o próprio revestimento resistir às diferentes ações de degradação. A adequada seleção do esquema de pintura exige que o utilizador possua ou tenha acesso a uma gama de conhecimentos sobre as características físicas e químicas dos materiais e produtos a utilizar, dos suportes a que se destinam, tendo também em conta as ações ambientais do meio envolvente.

 

Este Seminário teve o objetivo de contribuir para a difusão dos conhecimentos sobre a utilização dos produtos de pintura para aplicações arquiteturais, de modo a potenciar a sua seleção e utilização de forma sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade das obras e para a racionalização de recursos, ao qual os participantes responderam de uma forma bastante positiva. Foram abordados temas relacionados com as características dos principais substratos dos produtos de pintura; sobre as suas características e sua otimização; sobre patologias, causas, correção e prevenção; sobre a composição dos diferentes tipos de produtos de pintura disponíveis, relacionando-a com algumas características ou propriedades; sobre os avanços previsíveis em termos de características, qualidade, durabilidade e sustentabilidade.